Chatbots são uma forma de inteligência artificial que permite a interação entre usuários e computadores usando uma linguagem natural. Eles são usados em todos os setores para ajudar a responder a perguntas e realizar tarefas de forma mais rápida e eficiente.
É importante lembrar também que os Chatbots são utilizados em estruturas como o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp, plataformas que já possuem muitos usuários ativos diariamente.
No turismo, os chatbots vêm ganhando espaço e trazem vários benefícios. Dentre as vantagens estão:
- Rápida interação com o cliente:
- Aumento da satisfação dos clientes:
- Confiança e credibilidade:
O chatbot possibilita um atendimento personalizado e automatizado, o cliente envia uma pergunta e recebe a resposta rapidamente. Isso é possível graças à Inteligência Artificial utilizada, que armazena previamente em um banco de dados as palavras-chave do seu negócio e usa respostas pré-definidas.
Perguntas sobre roteiros, destinos e informações sobre o passeio ou transfer podem ser respondidas sem necessidade de alguém responder por isso. Muitas vezes o turista vêm de longe e têm muitas dúvidas sobre o destino ou serviço, nesse caso as respostas armazenadas são de grande ajuda para os agentes.
O fato de responder rápido e interagir de forma eficiente faz com que o cliente sinta-se confiante com a agência de turismo. Durante uma viagem podem surgir emergências e imprevistos, sendo assim a confiança um fator decisivo no momento da compra.
Além dos benefícios que mencionamos acima, os chatbots ainda trazem uma inteligência pro seu negócio. Isso porque com as dúvidas e o comportamento do cliente armazenados, você consegue descobrir o caminho de compra e informações valiosas para sua estratégia.